Sobre o Curso

O Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação a Distância (MEC/SEED), em 2007, no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE, atualizou o Programa Nacional de Informática na Educação - ProInfo. Essa nova versão do Programa, instituído pelo Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro
de 2007, intitula-se Programa Nacional de Tecnologia Educacional - ProInfo e postula a integração e articulação de três componentes:

a) A instalação de ambientes tecnológicos nas escolas (laboratórios de informática com computadores, impressoras e outros equipamentos e acesso à Internet banda larga);

b) A formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC);

c) A disponibilização de conteúdos e recursos educacionais multimídia e digitais, soluções e sistemas de informação disponibilizados pela SEED/MEC nos próprios computadores, por meio do Portal do Professor, da TV/DVD Escola etc.

Nesse contexto, surge o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional, ProInfo Integrado, que congrega um conjunto de processos formativos, dentre eles está o curso Aluno Integrado. O objetivo central desse Programa é a inserção de tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas escolas públicas brasileiras, visando principalmente:

a) Promover a inclusão digital dos professores e gestores escolares das escolas de educação básica e comunidade escolar em geral;

b) Dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação básica.

Esse Programa cumprirá suas finalidades e objetivos em regime de cooperação e colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

Conteúdos do Curso

OBS: Para acessar o conteúdo do arquivo acima, é necessário fazer o download e então gravá-lo em um DVD.